Ir direto ao Conteúdo

Filosofia Clínica on-line

27 de 09 de 2021

Como funciona o Curso?

A quem se destina este curso?

Este curso se destina a pessoas interessadas em cursar a Filosofia Clínica, mas que não dispõem de um centro de formação presencial em suas cidades.

Também se destina a quem, mesmo tendo um centro de formação presencial em sua cidade, não pode fazer o curso presencial por graves problemas de locomoção e outros.


 

Tempo

O curso tem a duração mínima de 18 meses (e máxima de 24 meses). A cada mês (período de 30 dias) o aluno pode trabalhar um único Módulo. No entanto, em caso de atrasos, o aluno pode prosseguir estudando até um máximo de 24 meses.

 

 

 

 

Funcionamento

Todos os 18 módulos deste curso possuem formato semelhante. Este curso foi desenvolvido para rodar em computadores. Estudamos melhorias para que ele possa ser utilizado em outros aparelhos.

O que muda de um módulo a outro é o conteúdo e, às vezes, o número de atividades.

Quando um aluno termina um Módulo, os vídeos e atividades permanecem por mais 30 dias on line para consultas. Após este tempo, o aluno tem acesso somente aos anexos.

 

 

Acompanhe os passos:

 

1.   Após efetivar a matrícula e nos enviar os papéis (pode ser por e-mail), assim que recebermos o aluno é comunicado que a plataforma está liberada e que pode iniciar o curso.

2.   Imediatamente ele é direcionado para a atividade que deve desenvolver.

3.   As atividades seguem uma linha de desenvolvimento no qual é apresentado um vídeo do professor, um texto, um programa de rádio, um programa de cinema ou de televisão, atividades lúdicas, sempre com o acompanhamento de testes com respostas comentadas na maioria das vezes.

4.   A redação é uma atividade fundamental neste curso. O aluno somente pode prosseguir para a atividade seguinte a ela se for aprovado na mesma.

5.   O aluno pode realizar somente um módulo ao mês. Caso termine as atividades do módulo antes do tempo de iniciar o módulo subseqüente, o aluno poderá acessar material complementar diretamente de nosso acervo.

6.   Cada módulo é estruturado de tal maneira que as atividades são realizadas em seqüência de desenvolvimento. Não é possível ao aluno pular tarefas ou deixá-las em branco. Para chegar a uma tarefa, o aluno deve ter feito uma  tarefa que lhe serviu de requisito.

7.   Após realizar a matrícula, o aluno tem 24 meses para concluir o curso. Portanto, há grande elasticidade no prazo. Durante o período que estiver cursando os módulos será necessário, mês a mês, realizar o pagamento das mensalidades.

8.   As redações que o aluno escreve, e que ficam arquivadas em seu boletim, somadas, são tidas como o TCC, trabalho de conclusão de curso, o equivalente à monografia. Em julho de 2010 reduzimos para 5,0 a nota mínima para a aprovação na redação. A avaliação da redação é feita na forma de um parecer do examinador.

 


Como o aluno é avaliado

9.   Cada atividade que o aluno realiza no interior de um módulo disponibiliza imediatamente ao aluno uma nota.

10.         Quando o aluno não alcança no mínimo a nota 7,0 em uma atividade, ele deve refazer a atividade. Caso não venha a obter êxito, mesmo refazendo, ele então pode ser auxiliado pela equipe de apoio antes de prosseguir.

11.         Quando findar as atividades do modulo, o aluno terá acesso à nota do módulo. Esta nota é obtida por média aritmética. Se alcançar, no mínimo, a nota 7,0, o aluno pode prosseguir em direção ao próximo módulo. Em caso de não obter a nota mínima para ser aprovado no módulo, o aluno deve refazer o módulo.

12.         A Redação é essencial, é atividade cuja aprovação é uma exigência do curso, independente das demais notas. A nota mínima de aprovação é 5,0 na Especialização e 6,0 nos cursos de extensão.

 

Certificação e Habilitação

O aluno aprovado nos 18 módulos receberá o certificado de especialização em Filosofia Clínica, Certificado B, Habilitação à Pesquisa. Atenção: este curso não conta com a chancela do Ministério da Educação. Trata-se de um curso livre.

O Instituto Packter emite 2 tipos de Certificados:

Certificado B - habilitação à pesquisa - O aluno não pode exercer a clínica, mas pode prosseguir os estudos nesta direção fazendo os pré-estágios e estágios supervisionados, além da possível complementação exigida em cada centro. Atenção: para chegar ao Certificado A o aluno deve necessariamente ser graduado em Filosofia.

Certificado A - habilitação à clínica -Fornecidos a alunos que preenchem os critérios de obtenção do Certificado B e que acrescentaram a esta formação o pré-estágio e o estágio supervisionados, sendo acompanhados e aprovados por um professor titular em um centro de formação presencial. Atenção: para chegar ao Certificado A o aluno deve ser graduado em Filosofia ou cumprir uma carga horária específica em Filosofia.

 

 

Pagamento da matrícula e das mensalidades 

A taxa de matrícula é cortesia nossa para o aluno.

A forma de pagamento das mensalidades é por boleto bancário. O aluno recebe os boletos pela internet e os imprime em sua impressora pessoal. Poderá pagar as mensalidades em qualquer agência de qualquer banco até o vencimento.

 O primeiro vencimento dos boletos será sempre no dia 20 de cada mês.


A mensalidade deste curso é de R$ 180,00 para quem efetuar o pagamento até o dia do vencimento, pois concedemos um desconto especial aos alunos. Após a data do vencimento, o aluno perde o desconto, além das multas e juros.

 

ATENÇÃO - Importante salientar que após os 18 meses de curso que são previstos no programa, caso o aluno não tenha terminado todos os módulos com aprovação,  não precisará mais efetuar pagamento, desde que esteja em dia com a mensalidade. Neste caso, o aluno deve terminar todo o curso, ser aprovado nas atividades e módulos, em um prazo máximo de 24 meses, a contar da realização da matrícula. No entanto, as clínicas didáticas, para aqueles que desejarem fazer, não estão computadas nos pagamentos; as clínicas didáticas são pagas separadamente.

 

*** IMPORTANTE: as clínicas didáticas, estágios e pré-estágios supervisionados, não estão incluídos nos custos deste curso. Existindo interesse por parte do aluno, estes custos são calculados separadamente, caso a caso.

 

 

 

← Voltar para capa
Instituto Packter Cel. Lucas de Oliveira, 1937 | Porto Alegre - RS